Alimentos que ajudam a hidratar a pele

Dra Inês Claro, MSc Nutrição Clínica

Introdução

A pele é considerada o maior órgão do corpo humano, mantê-la em bom estado não depende apenas de fatores hereditários e ter bons hábitos de limpeza e hidratação. Utilizar creme hidratante de dia e noite, proteger dos raios solares, evitar tabaco e álcool é fundamental mas não suficiente, depende também de uma alimentação adequada.

A pele é constituída por cerca de 70% de água, enquanto as substâncias de natureza proteica integram 27,5% da composição da pele, incluindo aminoácidos, proteínas, como colagénio, elastina, queratina, entre outros e ainda outros componentes azotados como a ureia e o ácido hialurónico. Estão ainda presentes os lípidos, hidratos de carbono e sais minerais como o potássio, o zinco, o ferro e sódio.

A água é essencial para hidratar a pele e consegue-se através de:

  • A água ingerida ao longo do dia;
  • Os alimentos em geral (destacando as frutas e verduras).

Para reforçar a vital importância do consumo de água, está representada no centro da roda dos alimentos como ponto de partida para um estilo de vida saudável. O recomendado é beber um litro e meio a três litros de água por dia, para desfrutar de um bom estado de saúde.

Sabia que 60% do líquido ingerido provém da água, infusões, café, sumos, refrigerantes, entre outras bebidas? Os 40% restantes provêm dos alimentos que consome.

Hidratação da Pele

Uma correta hidratação da pele é fundamental no combate ao envelhecimento precoce da mesma. Assim, para além do uso de cosméticos e da ingestão de água diariamente é importante o consumo de alimentos ricos em água, minerais e vitaminas que têm uma ação direta contra os agressores externos e mantêm a hidratação e saúde da pele.

No sentido de manter uma pele saudável é essencial garantir uma boa hidratação cutânea, o que contribui para a elasticidade da pele e aparência jovem. Esta está ainda dependente de fatores genéticos ou ambientais e ainda da utilização de produtos com ação detergente mais ou menos agressivos para a pele.

Alimentos ricos em vitaminas, minerais e água são os melhores alimentos para a pele uma vez que melhoram a microcirculação da pele, retardam o envelhecimento celular, mantendo as glândulas da pele saudáveis.

Os alimentos com maior concentração de água são os legumes, vegetais e fruta fresca. Veja quais destes alimentos apresentam maior percentagem de água na sua composição e quais têm maiores benefícios para a pele.

Para além de alimentos específicos podemos considerar alguns nutrientes como essenciais para uma pele saudável e hidratada, dos quais se destacam:

  • A Vitamina C é imprescindível para a saúde da pele, pois ajuda a reduzir os danos causados pelos radicais livres, graças às suas fortes propriedades antioxidantes. Encontra-se em maior quantidade em citrinos como limão, laranja, toranja, tangerina e nas frutas vermelhas tais como os morangos, amoras, framboesas e ainda kiwi e papaia. Além de frutas, vegetais como pimentos, couve-bruxelas, grelos de couve e salsa são boas fontes de vitamina C e ótimas opções para uma hidratação da pele.
  • A Vitamina E é um anti-oxidante e tem propriedades semelhantes à vitamina C, está presente nos alimentos como óleos vegetais, amêndoas, avelã, sementes de girassol, pinhão, linhaça e soja.
  • Os Flavonoides são substâncias com poder anti-oxidante e anti-inflamatório, uma vez que atuam sobre as enzimas que impedem a ação dos radicais livres e a posterior deterioração das células da pele. Podem ser encontrados em alimentos como os frutos secos, cacau, frutos vermelhos e soja.
  • O Omega 3, especialmente o contido no óleo de linhaça, é um excelente hidrante da pele, tendo a vantagem de poder ser consumido em alimento bem como aplicado topicamente.
  • Ginseng é uma planta medicinal que refresca e humedece a pele. Sendo uma raiz pode ser utilizada como tempero na alimentação, utilizado em chás ou em forma de suplemento.
  • Ginkgo biloba é uma erva medicinal com diversas propriedades, uma das quais a regulação das secreções sebáceas da pele, sendo por isso um hidratante natural para a pele. Esta erva pode ser consumida em chás ou infusões.

Da mesma forma que existem recomendações dos alimentos a consumir preferencialmente para uma boa hidratação da pele, também existe o oposto, ou seja, alimentos que devem ser evitados e recomendações a serem cumpridas.

Alimentos a evitar:

  • Alimentos ricos em açúcar (bolos de pastelaria, gomas, rebuçados, cereais de pequeno almoço, bolachas, …);
  • Refeições processadas;
  • Comidas pré-cozinhadas;
  • Bebidas açucaradas (Refrigerantes, néctares, …).

Recomendações diárias:

  • Evitar a exposição solar sem proteção;
  • Evitar contacto direto com o ar condicionado;
  • Atenção aos agressores externos como tabaco, stress e poluição;
  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
  • Uma atenção especial para as mulheres: desmaquilhar com produtos adaptados ao seu tipo de pele todas as noites.

Conclusão

A alimentação e ingestão de água não são, por si só, suficientes para garantir uma pele hidratada e bem cuidada. Uma pele saudável, cuidada e hidratada necessita, igualmente, ser protegida dos agressores externos e de um adequado tratamento cosmético.

Para a pele ficar bonita e hidratada, além de preferir o consumo dos alimentos descritos em cima, é importante beber 1,5 a 2 litros de água por dia, incluir legumes nas principais refeições, evitar a exposição solar sem proteção, aplicar um creme hidrante diariamente de modo a que exista um equilíbrio cutâneo, mantendo a hidratação e ajudar a liberar toxinas, diminuindo assim a desidratação da pele.

Cunha, Proença António; Silva, Pereira Alda e Roque, Rodrigues Odete (2008), Plantas e Produtos Vegetais em Cosmética e Dermatologia. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.


Tabela de composição dos alimentos. Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge. 2011

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *